, ,

09/12 – Pr. Sérgio Coutinho – “A vida no íntimo”

No último domingo (09/12), o Pr. Sérgio Coutinho compartilhou uma palavra com o tema “A vida no íntimo”.

 

Passagens:

Salmos 139.13;
Salmos 51.6;
Jó 1.4-5;
Jeremias 5.23-24; 31.33;
Romanos 7.22-25;
Efésios 3.14-20;

 

Resumo da palavra

É no lugar íntimo que o verdadeiro adorador é formado. Um erro do cristão hoje é abandonar o homem íntimo e se preocupar demais com o homem exterior.

A onisciência de Deus é uma forma de se relacionar com Ele que tem sido colocada de lado.

Davi lembra da onisciência de Deus. Ele lembra que Deus criou o homem íntimo, um lugar invisível, mas real, onde a religiosidade não pode atingir e só Deus pode acessar.

Atitude é fruto de pensamento. Nós nos preocupamos com atitudes, mas Deus olha para os pensamentos. É no íntimo que é abortado o que precisa ser abortado e gerado o que precisa ser gerado.

No dicionário, íntimo significa o que existe no mais escondido da pessoa, interior, secreto, privado. O contrário significa externo, superficial, exterior, religioso, cerimonioso, disfarce.

Abandonar o lugar íntimo é cair na religiosidade.

O homem íntimo é acessível e acessado por Deus todo o tempo.

Davi entendia que Deus olhava para o íntimo e que quando pecou, pecou no mais profundo do seu ser. No hebraico, o significado do íntimo usado por Davi é revestimento e a raiz da palavra é reboco. Deus deseja nos revestir internamente de glória, trazer um acabamento.

Jó tinha tanto temor quanto a esse lugar secreto que ofertava a Deus até pelo lugar íntimo dos seus filhos.

O homem exterior deve ser fruto do homem interior. Quando há grito e clamor no homem exterior, mas no íntimo não há relacionamento com Deus, de nada serve.

Deus queria ouvir o homem íntimo de Adão quando pecou, mas ele estava preocupado em cobrir a superficialidade.

Paulo diz em Romanos que era escravo com entendimento da lei de Deus, não uma escravidão religiosa ou cerimonialista, mas uma invisível.

Paulo ora pra que a Igreja em Efésios fosse revestida no seu homem íntimo com poder do Espírito.

Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do q pedimos ou pensamos, aí está o segredo, é no interior que Ele quer começar a trazer o sobrenatural.

 

Noivado

Nos dias de hoje, os relacionamentos estão cada vez mais frágeis e descartáveis, mas no Reino de Deus não. Deus tem prazer nas alianças e sabe que elas devem durar para sempre.

Com esse entendimento, Victor e Lisandra subiram ao altar para consagrar as alianças de noivado. Entre as declarações de amor, compartilharam como valeu a pena esperar, o quanto amadureceram até que Deus os unisse e gerasse o amor puro e verdadeiro que os preenche.

Toda a Igreja testemunhou esse momento e os abençoou com toda sorte de bênçãos nas regiões celestes.

Apresentação de balé