, ,

13/03 – Pb. Bruno Barreto – “Como nos dias de Noé”.

No dia 13 de março, o Pb. Bruno Barreto compartilhou uma palavra com o tema: “Como nos dias de Noé”.

Resumo da palavra

Os processos são fundamentais para a nossa sobrevivência.
Quando não entendemos que o hoje se trata de um ciclo com começo e fim, ficamos desorientados. Temos a tendência ruim de achar que o que vivemos agora é definitivo, seja bom ou ruim.
Noé passou por muitas fases até alcançar o propósito de Deus e o mesmo acontece com a gente.

1ª fase: construção da arca. Deus vê que a Terra está corrompida e dá a Noé um planejamento.
Vemos a terra longe do seu propósito, mas temos o privilégio de receber de Deus um projeto para o mundo.
Não chovia sobre a terra, mas Noé crê e começa a construir.
Essa fase é totalmente impulsionada pela fé.

Noé obedece e o recado para nós é: segue o plano e constrói porque Deus não vai construir pra você.

2ª fase: das tempestadades. Imagina alguém que nunca tinha visto garoa, ter visto o céu escurecer. Parecia o fim do mundo para todos, e para a maioria era mesmo.
Noé não foi poupado da tempestade, mas Deus o guardou na tempestade.
40 dias de tempestade e Noé fechado em uma arca com um zoológico, parece assustador, mas ele permaneceu lá. A Igreja é uma arca com pessoas com problemas, ela não é perfeita, mas é um instrumento de Deus para a nossa salvação.

3ª etapa: a deriva. A chuva cessou, mas as águas prevalecem sobre a terra por mais 150 dias. Parece agora que a nossa vida está a deriva. Gostamos de ter o controle da situação, só que uma hora precisamos viver a dependência completa de Deus. É uma fase que você não enxerga nenhum ponto de apoio, a única saída é esperar em Deus.

Quarta fase: de secagem. É o tempo que achamos que #agoravai, o ciclo mais difícil para os ansiosos. Noé solta a pomba e pensa “agora vai”, só que ainda não, então ele espera. Solta de novo e “ainda não”, precisa esperar mais. É um tempo de ser levado pela prudência, esperar Deus falar “é agora”, e só então sair da arca.
5ª fase: da aliança. Noé se aproximou de Deus por meio de todas as fases e agora pode desfrutar da promessa que foi tão difícil conseguir.