,

28/10 – Pr. Eric Vianna – O caso Tomé

No dia 28 de outubro, o Pr. Eric Vianna trouxe uma palavra com o tema: “O caso Tomé”.

 

Passagens:

João 20.1-31; 11.14-17;
João 20.21-25; 25-29;
João 21.1-2; 3-17;
João 14.1-6.

Resumo da palavra

No meio de tantos altares na Índia, existe um altar levantado a Jesus Cristo, um legado deixado por Tomé que desembarcou na nação no ano 34 depois de Cristo.
Se nos dias atuais não é fácil ser um missionário na India, imagina na época.

Tomé operou muitos sinais ali, implantou 6 igrejas em Chennai, foi invejado e perseguido, e ficou em uma caverna por 4 anos onde é possível encontrar uma rocha com a marca dos seus braços de tanto orar nesse período.

Apesar de ser conhecido como o apóstolo incrédulo, na verdade Tomé possuía uma fé inteligente, ele era realista diante das situações. Temos que aprender a fazer uma leitura real da situação.

A primeira aparição de Tomé é quando Jesus recebe a notícia que Lázaro estava morto. Logo, Tomé diz que se forem para lá morrerão todos. Não é por sua incredulidade que diz isso, mas porque tinha conhecimento das ameaças que percorriam as regiões de Lázaro. Ele tinha opinião.
Seu nome traduzido significa “gêmeo” porque se parecia com Jesus. Se eu me pareço com Jesus, mais cedo ou mais tarde serei perseguido, mais cedo ou mais tarde sofrerei ameaças. Mas o plano de Deus sempre será de Vida Eterna.

Os discípulos estavam trancados com medo quando Jesus aparece no meio deles, mas Tomé não estava entre eles. Isso fala a respeito de Tomé, enquanto o pavor tomava conta dos discípulos, ele seguia crendo nos propósitos a ele confiados.
Quando contam sobre a aparição de Jesus, ele não acredita porque poderiam estar alucinados, estavam cheios de medo. Ele não se deixa mover pela emoção, mas apresenta uma fé inteligente, ele queria ver Jesus.
8 dias depois – 8 na Bíblia representa um novo ciclo – Jesus aparece novamente aos discípulos e dessa vez Tomé está. Jesus convida Tomé a tocar nEle, mostrando que sabia o que estava no seu coração, sabia o que ele mais queria.
Jesus sabe de tudo e Seus planos são de Vida Eterna. Ele deseja que descansemos. Foi para Tomé que Ele disse: “Não se turbe o vosso coração.” e Ele diz isso a nós hoje.

Apresentação de criança

No último domingo, os pais Maycom Vieira dos Santos e Ana Rúbia Queiroz Duarte Vieira trouxeram a pequena Rebeca Vieira Duarte, de 9 meses, no altar do Bola de Neve Santos para apresentá-la ao Senhor.
Dessa forma, eles assumem diante de toda a Igreja e de Deus o compromisso em ensinar os caminhos da palavra todos os dias, até que Rebeca tenha maturidade para escolher a quem servir e possa seguir o Deus de seus pais.
A Igreja abençoou a família com toda sorte de bênçãos.