,

Pão caseiro

Olá, como prometido na coluna anterior, aqui está a receita de um pão maravilhoso e saudável. Confira.

Ingredientes:

3 xic. de chá de farinha de trigo (360 gr)

1 xic. de chá de farinha de trigo integral (120 gr)

1 colher de sopa  rasa de sal (15 gr)

1 colher de sopa rasa de açucar mascavo (ou outro açucar de sua preferência) (15 gr)

3 colheres de sopa de azeite (45 gr)

½ sache de fermento biológico seco (5 gr)

1 e ¼  xic. de chá de água mineral temperatura ambienta (300 gr).

 

Modo de preparo

Passo 1: misture todos os ingredientes em um recipiente (bowl ou bacia culinária) e mexa com uma colher até que tudo comece a virar uma massa. Em seguida coloque essa massa em uma superficie seca. Então comece a sovar a massa, se necessário polvilhe um pouco de farinha para que a massa não grude tanto. Sovar é muito simples, basta segurar a massa com a mão esquerda e com a mão direita pressione-a usando a parte interna contra a superficie. Em seguida enrole a massa e troque o lado. Faça esse movimento até sentir que a massa não está grudando e esta criando uma superficie lisa.

Passo 2: cubra a massa e deixe-a  descansar por 45 minutos.

Passo 3: coloque a massa na mesma superficie seca e pressione-a para que saia todo ar de dentro dela, em seguida puxe as pontas da massa até o centro, vire-a e molde em fomato de redondo.

Passo 4: unte uma assadeira retangular ou redonda (ideal é de borda baixa) coloque sua bola de massa bem no centro. Com o forno desligado deixe crescer por cerca de 1 hora ou até dobrar de tamanho (depende muito da temperatura do ambiente).

Passo 5: retire a  assadeira do forno e deixe-a em um lugar sem corrente de vento, ligue o forno e pré aqueça à 180 graus por 15 minutos. Coloque o pão no forno e deixe assar por cerca de 40 a 45 minutos.

DICA: Para fazer um desenho na superficie do pão use uma lamina afiada, faça um corte longitudinal.

Para obter um pão mais macio e crocante coloque uma assadeira com agua fria no forno para que crie vapor ou se tiver burrifador, burrife agua no forno antes de assar.

 

Fazer pão não é uma ciência exata, existe algumas variações que podem fazer com que sua massa fique mais seca ou molhada, isso é normal até para os padeiros mais experientes, basta acrescentar mais farinha ou mais água quando estiver sovando, mas atenção! somente uma polvilhada de farinha ou a mão molhada de água da torneira já pode ser o suficiente para encontrar o ponto certo.

Divirta-se, pois fazer pão é criar algo do nada. E quando sai do forno, a satisfação compensa todo trabalho e paciência.  

Lembre-se errar faz parte do aprendizado. Ciao!  

Publicado por Chef Fazzini