No dia 03 de agosto, o Pb. Bruno Alonso compartilhou uma palavra com o tema: “Um lugar chamado propósito”.

Resumo da palavra

Deus conta conosco para algo individual e intransferível, um propósito para cada um de nós, que só é alcançado por aqueles que atingem maturidade espiritual.
Mas há um tempo de preparo, em que estruturas internas precisam ser quebradas.

O crescimento espiritual vem com a obediência em meio ao sofrimento. A Palavra de Deus diz que Jesus aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu, ou seja, o crescimento espiritual acontece quando passamos por pressões, mas nos mantemos firmes. Deus nos coloca nesses lugares para sermos treinados.

José do Egito é um exemplo de quem alcançou os propósitos de Deus, mas precisou passar pelo processo de amadurecimento, em obediência. Foi vendido pelos irmãos, acusado injustamente pela mulher do seu senhor, preso por esta falsa acusação, ou seja, pessoas se levantaram diretamente contra ele para fazerem o mal, mas em tudo ele se manteve fiel a Deus.

Ele conseguiu vencer os ataques nos seus próprios pensamentos. Podemos imaginar sua luta enquanto estava preso injustamente. Pensamentos de desesperança, medo, dúvidas quanto à fidelidade de Deus, tristeza e injustiça. Ele tinha duas opções: resistir aos seus pensamentos ou desistir dos planos de Deus.

A maturidade gera em nós resistência contra esses pensamentos!

José não negligenciou seu dom, mesmo naquela situação de aflição, usou sua habilidade para ajudar ao próximo, interpretando o sonho do copeiro e do padeiro, seus companheiros na prisão.

Não importa a situação e o lugar onde você está hoje, Deus conta com seus dons e talentos!

A história termina com José sendo liberto da prisão ao interpretar o sonho do Faraó, quando nenhum outro sábio havia conseguido.
Com isso é nomeado governador do Egito, pois era perceptível que a sabedoria e o favor de Deus estavam sobre ele. Os seus irmãos que o haviam vendido, pediram ajuda e ele teve a oportunidade de exercer o perdão sobre eles. Chorou emocionado, pois havia alcançado o propósito de Deus, seu caráter foi tratado e levado até o Egito para salvar seu povo.

Deus quer nos levar até este lugar de maturidade, por meio da obediência no sofrimento.