Cada vez mais a internet tem feito parte do dia a dia das pessoas e, mais do que nunca, redes sociais têm proporcionado diferentes maneiras de convívio interpessoal.

Como consequência da pandemia e do confinamento que tomou conta de todos os lares, redes sociais como Instagram, Facebook e Tiktok foram prioritariamente a maior forma de contato com o mundo exterior, mesmo que dentro do ambiente doméstico.

Nesse período, uma das ferramentas que mais se destacou foram os filtros do Instagram. Quem nunca utilizou um desses filtros que melhora a aparência, sem nem precisar de maquiagem e ainda proporciona bronzeado perfeito na pele?

Pessoas têm usado filtros no Instagram para esconderem imperfeições em seus rostos, trocar a cor dos seus olhos e até mudar a sua aparência.

Isso gera conflito interno, pois gera, muitas vezes, negação à características pessoas e autocrítica quase imperceptível.

Infelizmente, muitos têm se escondido atrás de filtros não só na internet, mas em suas vidas.

“Sei de tudo que você faz. Você não é frio nem quente. Desejaria que fosse um ou o outro!
Mas, porque é como água morna, nem quente nem fria, eu o vomitarei de minha boca.
Você diz: ‘Sou rico e próspero, não preciso de coisa alguma’. E não percebe que é infeliz, miserável, pobre, cego e está nu.
Apocalipse 3:15-17

Quando vemos Jesus falar à Igreja de Laodiceia, vemos que ali havia pessoas mornas. São pessoas que não sabem quem são. Estão sem identidade. Tentam parecer algo que não são, porque têm se escondido atrás de filtros. São pessoas que não conseguem crer em sua própria identidade.

Com uma vida cheia de retoques e filtros, muitas vezes a verdade é trocada por mentiras. E aí surge insegurança, medo e rejeição. Essa nova realidade criada por uma ilusão faz com que a pessoa enxergue de maneira totalmente errada quem na verdade é, então se torna escrava de uma falsa aparência. Assim, a pessoa nunca conseguirá ser verdadeiramente feliz e viverá fingindo ser quem na verdade não nasceu para ser.

Temos escondido quem nós somos e as nossas imperfeições. Se esconder atrás de filtros é a opção mais cômoda! Mostrar quem realmente nós somos é difícil, exige muita coragem e esforço. Muitas vezes dói! Mas a transparência é o caminho para a libertação.

Precisamos buscar a nossa identidade em Deus. Quando entregamos o controle de nossas vidas à Ele, Ele começa a tirar filtro por filtro que por anos colocamos sobre nossas vidas. E a cada filtro tirado, começamos a entender quem nós somos em Deus, qual o nosso propósito e nosso chamado. Passamos a viver em plenitude, pois viveremos os planos de Deus para nossas vidas. E ela é boa, perfeita e agradável!