Olá, que tal falarmos sobre carne?  A carne bovina está presente na nossa alimentação em praticamente todas fases da vida, então hoje iremos explicar um pouco sobre tipos de corte, como escolher, onde comprar (dicas de açougue em Santos) e claro uma dicas de como preparar sua carne favorita.

Parte 1

A carne bovina é um alimento rico em nutrientes como a proteína, o ferro, o complexo B, etc.. Mas deixamos essa parte para os nutricionistas e vamos falar de sabor.

Cada corte tem seu sabor  e textura característico, por isso é importante saber como escolher e preparar sua carne favorita.

Algumas curiosidades!

Por que cada corte de  carne tem um valor diferente?

Simples. Tomamos como exemplo o acém e a picanha.

Cada peça de acém tem em média 20 kg (1 peça de cada lado do boi), já  a picanha tem em média 1,200 gramas (também 1 peça de cada lado do boi). Sendo assim, é necessário abater um boi, que em média pesa 500 quilos, para tirar somente duas picanhas de menos de 2 quilos cada. Por isso a diferenciação de preços.

O mesmo boi proporciona respectivamente acém e picanha de  boa ou má qualidade. Não podemos dizer que existe cortes de primeira e segunda qualidade, na verdade são bois de qualidades diferentes, e isso acontece de acordo com a criação, alimentação e abate do animal. Ao escolher sua carne, desconfie de preços muito abaixo dos concorrentes. Pode ser de um frigorífico de qualidade inferior, e quando comprar carne já embalada, verifique data de validade e selo do SIF (serviço de inspeção federal do Ministério da Agricultura).

As famosas “carnes de segunda”  são derivadas da parte  dianteira do animal e por uma questão anatômica são mais rígidas porque é onde o boi concentra mais o seu peso corporal. Porém quando preparados da forma correta, temos deliciosas receitas.

Atualmente temos cortes macios derivados dessa parte do boi, como peixinho e raquete, vale a pena experimentar.

Já na parte traseira encontramos carnes mais macias. Principalmente aquelas que ficam na parte superior da perna e próximo às costelas.(onde encontramos o filé mignon e picanha por exemplo).

No próximo encontro daremos dicas de onde comprar carne de qualidade na cidade de Santos. E modo de preparo para sua carne favorita.

Ciao!

Publicado por Chef Fazinni